Na próxima semana comemora-se o Dia do Planeta Terra, uma data sobre a importância de nos mantermos conscientes e informados sobre os impactos que causamos diariamente ao meio ambiente.
Que tal aproveitarmos a data para aprofundar o diálogo sobre a relação entre mudanças climáticas e a emissão de CO2?
Atualmente, a Terra está 1,1°C mais quente que no início da Revolução Industrial. Esse aumento de temperatura é o que conhecemos como aquecimento global, um processo causado pela emissão massiva de gases por diversas atividades humanas, intensificando o efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são duas das principais atividades responsáveis pelo aumento da emissão de gás carbônico (CO2, dióxido de carbono), um grande catalisador de mudanças climáticas.
Acordo de Paris: como reduzir nosso impacto nas mudanças climáticas?
Entramos agora no sexto ano do Acordo de Paris, firmado por 195 países para garantir um futuro com baixa emissão de carbono e manter a temperatura do planeta bem abaixo dos 2ºC. Entretanto, no ritmo atual de emissão de CO2, a temperatura global poderá crescer entre 3 e 5 graus Celsius até o final do século XXI.
Para resolvermos essa crise ambiental, as nações têm se comprometido a alcançar a “Rede Zero”, ou seja, a neutralidade de carbono até 2050.
Rede Carbono Zero: realidade ou utopia?
União Européia, Japão, Coréia do Sul e mais 110 países estão comprometidos em alcançar a neutralidade de carbono até 2050. A China se comprometeu a fazer o mesmo até 2060. Porém, será que realmente caminhamos para essa mudança?
A transformação só pode ser feita com governos nacionais que assumam a responsabilidade pela redução da emissão de dióxido de carbono, criando legislações e regulamentos que garantam melhorias.
Como alcançar o objetivo da Rede Carbono Zero?
Além do compromisso dos países e seus líderes, toda a sociedade deve assumir sua parte nesse objetivo.
Para tal, empresas devem se empenhar em conhecer e aplicar o Pacto da ONU em suas corporações, incorporando o método ESG em sua cultura.
Enquanto indivíduos, devemos repensar nossos hábitos de consumo e adotar atitudes mais sustentáveis.
Ações e tecnologias para Rede Carbono Zero
Fontes renováveis de energia: energia solar e eólica, além de menos poluentes, são mais baratas.
Menos carne, mais plantas: a indústria pecuária é responsável pela emissão de gases estufas e desmatamento.
Preservação e renovação de florestas, manguezais, jazidas de turfa, solo e reservas de algas marinhas: são responsáveis por regular as emissões de gases que não são causados por ação humana.
Melhorar técnicas do setor agrícola: cultivo menos agressivo para a terra e para as pessoas.
Dia do Planeta Terra: #restoreourearth
O evento deste ano será sobre o tema Restore Our Earth (Restaure Nosso Planeta Terra, em tradução livre), com discussões para descobrirmos como podemos desempenhar um papel na reparação dos danos causados ao meio ambiente. A redução na emissão de carbono é um excelente caminho para isso.
Vamos juntos?
Commentaires