top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuciana Scapin

PURPOSE DAY: o que motiva as suas escolhas?

Purpose Day é um dia que reservamos para entender como podemos incentivar pessoas e empresas a se envolverem com o seu real propósito, mostrando que é possível ter lucros financeiros e promover melhoria na vida das pessoas e do planeta.



Durante muito tempo, a responsabilidade por pensar em um mundo equitário e justo de forma macro ficou nas costas do terceiro setor. Era reservado às ONGs o papel de cuidar das desigualdades, da preservação do planeta e priorizar o bem-estar público. Porém, com a urgência de colocar o mundo no caminho da sustentabilidade, empresas estão se transformando e buscando se engajar em pautas socioambientais. Que tal conhecer alguns caminhos que possibilitam essa transformação?


A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável


Estabelecida em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 é um compromisso assumido mundialmente pela erradicação da pobreza, proteção do planeta e para garantir que as pessoas ao redor do mundo alcancem a paz e a prosperidade.


Para tal, 193 países, entre eles o Brasil, fizeram um pacto de, em 15 anos, tornar o mundo um lugar sustentável, a partir de atitudes ousadas e transformadoras. Assim nasceram os ODSs – 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – que resumem em 169 metas as tarefas que cada nação deve cumprir.


Como as possibilidades para atender os objetivos são infinitas, a iniciativa privada também pode e deve se envolver. Para as empresas, trabalhar com os ODS proporciona oportunidades de gerar valor compartilhado, alinhado a uma agenda global. Além de levar sustentabilidade à estratégia do negócio e à cadeia de suprimentos, os objetivos globais incentivam inovação em produtos e serviços.


É um ótimo início para se pensar na transformação do terceiro setor, gerar grandes oportunidades e agregar valor à marca.


Setor 2.5: você não precisa escolher entre ganhar dinheiro e seu propósito de mudar o mundo


Você conhece o conceito de negócio de impacto? É a possibilidade de uma empresa cuidar das pessoas e do mundo, sem deixar de lado a geração de lucro. As companhias que nasceram a partir desse conceito se enquadram em uma categoria que intersecciona objetivos dos segundo e terceiro setores, conseguindo solucionar a baixa escala e dificuldades de gestão de um, e adicionar propósito à geração de lucro do outro.


Esse é o setor 2.5: uma nova forma de empreender e, principalmente, ressignificar o sucesso. Um negócio de impacto compreende que existe muito a ser feito pela sociedade e pelo meio-ambiente, e que bons resultados são possíveis. Em um negócio do setor 2.5, lucrar financeiramente significa também que impactos socioambientais serão viabilizados.


Um negócio 2.5 vai além da incorporação de práticas de responsabilidade às políticas da sua empresa, é transformar o seu propósito no cerne da sua marca e garantir que a realização desse propósito seja viável economicamente.


Purpose & Tals: Faça com Propósito!


O Purpose Day é o dia em que reunimos a nossa equipe para ajudar você e o seu negócio a colocar o seu propósito em prática. Queremos apoiar, orientar e capacitar sua caminhada como líder de ações estratégicas que possibilitem impacto positivo para a sociedade e para o planeta.


Esse é o nosso convite: nos apresente a sua causa e seus valores , que nós contribuiremos para o seu ativismo empresarial com o nosso conhecimento sobre inovação socioambiental. Temos a solução ideal para você!


Quer conhecer mais ações que transformam nosso planeta e sociedade? Acompanhe nosso Instagram, Linkedin e Facebook para ficar por dentro desse e outros assuntos.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page